Arcos Caídos

Arcos Caídos Causam Pronação Excessiva?

Muitas pessoas experimentam a queda e o achatamento dos arcos em algum momento de suas vidas. E quando ocorre essa queda, é comum observar uma pronação excessiva durante a prática de caminhar ou correr.

Inicialmente, os arcos caídos podem apresentar-se como uma condição indolor. No entanto, ao perder a estrutura do arco, há uma modificação no alinhamento das pernas, o que resultará em um desalinhamento em todo o corpo. Esse desalinhamento também pode resultar em desconforto e dor, impactando não apenas nos pés mas também no tornozelo, panturrilha, joelho, perna e costas devido ao esforço adicional exigido.

Para pessoas que sofrem com a queda dos arcos, o uso de palmilhas pode ter um impacto crucial ao auxiliar no alinhamento da sua estrutura, assim como proporcionar alívio da dor.

Nós Recomendamos

  • Palmilha Sob Medida Infantil

  • Palmilha Sob Medida 3/4

  • Palmilha Sob Medida Slim

  • Palmilhas Sob Medida Inteiras

O Que São Arcos Caídos?

Arcos Caídos

Os arcos caídos surgem quando o arco longitudinal do pé perde sua integridade e, consequentemente, achata-se. Em pessoas com arcos caídos, toda a extensão da sola do pé entra em contato total ou quase completo com o solo. Essa condição também costuma ser denominada de “pé plano flexível” pois, quando o paciente não está suportando o peso no pé, a estrutura de um arco pode ser visível, mas se achata ao ficar em pé.

Pessoas que experimentam desconforto nos pés devido aos arcos caídos podem indicar sinais como dor na região do calcanhar e do arco do pé, além de inchaço na parte interna do tornozelo ou na planta do pé.

Além disso, é possível que algumas pessoas sofram com dores no tornozelo, joelho, quadril, perna e costas relacionadas aos arcos baixos. Isso ocorre pois a condição favorece o desalinhamento das pernas. Demais sintomas podem incluir também fadiga ou rigidez nos pés decorrentes desta queda dos arcos.

Ou seja, resumidamente, os arcos caídos desenvolvem-se à medida que o pé perde sua integridade e acaba sofrendo achatamento ao longo dos anos.

O Que Causa Arcos Caídos?

Deformidade Postural

Os arcos caídos são, em geral, resultantes de uma deformidade postural na qual o arco do pé irá gradualmente entrar em colapso com o decorrer dos anos. Este fenômeno ocorre devido ao desgaste ao longo do tempo, enfraquecendo o tendão que percorre a região interna do tornozelo e oferece suporte ao arco.

Lesões

Em certas ocasiões, os arcos caídos se manifestam após uma lesão na região, principalmente no tendão tibial posterior, responsável por desempenhar o papel crucial no suporte do arco do pé.

Esse tendão pode tornar-se inflamado (resultando na tendinite) ou sofrer desgaste excessivo, podendo, em alguns casos, até mesmo romper por completo. Quando o tendão é lesionado, o formato do arco do pé pode tornar-se achatado. Corredores com pés planos enfrentam maior propensão a lesões, devido ao uso excessivo dos pés, e devem fazer uso de suporte adequado para prevenir tais complicações.

O Que Posso Fazer Com Arcos Caídos?

Use Sapatos de Apoio

Um dos tratamentos cruciais para arcos caídos envolve o uso de calçados com suporte estrutural. Caso haja dor, órteses ou palmilhas também são capazes de proporcionar um alívio considerável. De forma alternativa, o médico também pode aconselhar o uso de suportes de arco personalizados, moldados de forma individual para os contornos específicos dos seus pés. E, embora esses suportes de arco não sejam capazes de curar os pés planos, podem contribuir para a redução dos sintomas.

Evite Andar Descalço

De forma abrangente, é recomendado evitar andar descalço caso haja arcos caídos. Isso se deve ao fato de que cada passo dado com um arco caído pode causar maior desalinhamento, resultando em uma reação em cadeia em todo o corpo. Mesmo quando estiver em casa, o uso de chinelos ou calçados com suporte é capaz de garantir um certo alívio e ainda prevenir problemas futuros associados aos arcos caídos.

Use Calçados Esportivos Com Suportes de Arco

Em geral, calçados esportivos que incluem os termos “controle de movimento” ou “estabilidade” em suas funcionalidades podem ser altamente benéficos para pessoas com esse tipo de condição.
Isso se deve ao fato de que um arco caído exibe movimento e flexibilidade excessivos, os quais precisam ser controlados por calçados específicos. Adicionalmente, uma palmilha com calcanhar profundo, projetada para envolver o calcanhar e auxiliar na integridade do arco, também pode ser extremamente útil para experienciar alívio de dor, alinhamento do o corpo e até mesmo prevenção de lesões nos pés.