Pés Chatos

Você Tem Pés Chatos?

Você já observou que algumas pessoas têm pés com formatos totalmente planos, sem curvas? É possível que você até mesmo seja uma dessas pessoas.

Enquanto os arcos plantares desenvolvem-se na maioria das pessoas durante a fase da infância, algumas acabam nunca desenvolvendo os arcos enquanto outras, ao longo do tempo, podem ver seus arcos enfraquecerem e caírem.

Em geral, os Pés Planos são uma condição comum e não costumam causar dor. No entanto, a condição pode resultar em desconforto em alguns casos, pois impacta diretamente no alinhamento das pernas.

A dor decorrente desse desalinhamento pode afetar o tornozelo, a panturrilha, o joelho, a perna e as costas, devido à tensão adicional exercida. Nesses casos, o uso de palmilhas pode desempenhar um papel significativo ao ajudar o realinhamento estrutural e permitir viver com conforto.

Nós Recomendamos

  • Palmilha Sob Medida Infantil

  • Palmilha Sob Medida 3/4

  • Palmilha Sob Medida Slim

  • Palmilhas Sob Medida Inteiras

O Que São Pés Chatos?

Pés chatos / pés planos

Os arcos planos (também conhecidos como arcos caídos, pés planos ou pés chatos) são uma condição comum e geralmente sem dor. Quando alguém tem Pés Chatos, toda a parte da sola do pé irá fazer contato total ou quase total com o solo.

Essa condição é uma variação natural no pé, podendo acompanhar complicações ou não. Pessoas com desconforto devido aos pés planos podem experimentar sintomas como: dor no calcanhar ou no arco, além de inchaço no tornozelo ou na parte inferior do pé.

Por afetar o alinhamento das pernas, algumas pessoas podem sentir dores nos tornozelos, joelhos, quadris, pernas e costas devido aos arcos baixos. Além disso, fadiga ou rigidez nos pés também podem ocorrer.

O Que Causa Pés Chatos?

Existem diversas causas para o surgimento dos arcos planos. Esta condição pode ser congenitamente um pé chato, ocorrendo quando os arcos não se desenvolvem durante a infância.

Outra possível causa é devido à uma deformidade postural, na qual o arco do pé entra em colapso ao longo do tempo. Isso ocorre quando anos de desgaste enfraquecem o tendão que percorre a região interna do tornozelo, responsável por auxiliar na sustentação do arco.

Em alguns casos, os arcos planos podem surgir após uma lesão. O tendão tibial posterior pode inflamar-se (resultando em uma tendinite) ou ser sobrecarregado, chegando até a se romper.

Quando esse tendão sofre lesões, ocorre a Disfunção do Tendão Tibial Posterior (DTTP), resultando no achatamento do arco do pé. Com isso, corredores com pés planos tornam-se mais suscetíveis a lesões por uso excessivo e devem utilizar o suporte adequado para evitar tais lesões.

Em determinadas situações, indivíduos podem apresentar coalizão tarsal, uma condição em que os ossos do pé se fundem de maneira anormal, resultando em pés totalmente rígidos e planos. Geralmente, esse diagnóstico ocorre durante a fase da infância.

Muitas crianças pequenas inicialmente podem aparentar pés chatos, mas ao erguerem-se na ponta dos pés, um leve arco torna-se visível. Esse fenômeno é conhecido como pé chato flexível e, na maioria das vezes, os arcos dos pés dessas crianças se desenvolvem à medida em que crescem.

Como Saber se Você Tem Pés Chatos

Você está suspeitando que possui pés planos? Então realize o seguinte teste para descobrir:

Com os pés molhados, posicione-se em uma superfície que revele a impressão de sua pegada, como um piso de concreto ou uma passarela.

Após isso, dê um passo para trás e examine atentamente o rastro de pegadas molhadas que deixou. Se notar uma impressão abrangendo toda a sola do pé, incluindo a região central do pé, é sinal de que você tenha pés planos.

Como Tratar Pés Chatos

Atualmente, existem diversas abordagens para tratar de pés planos e você pode utilizar a que trouxer mais resultados aos seus pés.

Um dos tratamentos fundamentais é a utilização de calçados com suporte estrutural. Se os pés planos estão causando desconforto, a adição de palmilhas ortopédicas também pode proporcionar alívio.

Alternativamente, o seu médico pode recomendar suportes de arco personalizados, adaptados aos contornos individuais dos seus pés e que, embora não curem a condição, são capazes de reduzir os sintomas.

Por fim, exercícios de alongamento ou fisioterapia podem ser úteis para pacientes com pés planos, mas somente caso sejam combinados com os calçados e palmilhas adequadas.